Desenvolvimento da criança a partir dos 2 anos: como estimular essa fase?

A partir dos 2 anos, a criança ganha mais independência, desenvolve linguagem e habilidades motoras. Veja dicas para apoiar essa fase de crescimento!

A partir dos dois anos, a criança se torna ainda mais independente, aprendendo a segurar instrumentos, como lápis e giz, saltando pequenos obstáculos e começando a desenvolver habilidades sociais mais complexas, como esperar sua vez e interagir com outras crianças.

Durante essa fase, o desenvolvimento da linguagem é marcante. Aos 2 anos, o vocabulário da criança já pode chegar a 300 palavras, e ela começa a formar frases curtas. A cognição também avança, com maior capacidade de distinguir cores e formas geométricas, além de memorizar regras simples para brincadeiras.

Independentemente de quando essas mudanças acontecem, é muito importante oferecer uma rotina que permita que a criança brinque bastante, para assim se desenvolver cada vez mais, e no seu tempo.

Desenvolvimento Motor e Cognitivo

  • Aos 2 anos:
    • Consegue desenhar formas simples, como círculos, com lápis ou giz.
    • Anda por terrenos irregulares com mais confiança e salta pequenas distâncias.
    • Começa a pedalar triciclos e demonstrar interesse por atividades físicas, como pular e correr.
  • Aos 2 anos e meio:
    • Mantém atenção em atividades por até 30 minutos.
    • Participa de brincadeiras mais complexas, que envolvem regras simples, como jogos de montar blocos.
    • Reconhece e nomeia até 4 cores e formas geométricas básicas.
  • Aos 3 anos:
    • Consegue subir e descer escadas sem apoio.
    • Aprende a andar de triciclo, jogar bola com mais controle e começa a ter autonomia de iniciar brincadeiras, como faz-de-conta, ser "médico" ou "cozinheiro".
    • Desenvolve habilidades de planejamento, como organizar seus brinquedos ou anunciar o que quer fazer em seguida.

Desenvolvimento Social e Emocional

Você sabia que, durante essa fase, as interações sociais se tornam mais intensas? Nesse período, a criança passa a expressar uma gama mais complexa de emoções:

  • Aos 2 anos:
    • Começa a compreender e reagir a elogios e críticas.
    • Desenvolve apego a brinquedos e objetos específicos, como bonecas ou carrinhos.
    • É mais cautelosa com estranhos, mas se sente segura com familiares.
  • Aos 2 anos e meio:
    • Mostra orgulho em suas realizações e busca aprovação dos adultos.
    • Demonstra sentimentos de apego, raiva e ciúmes com mais clareza.
    • Pode se sentir envergonhada em situações sociais, começando a entender normas sociais.
  • Aos 3 anos:
    • Já é capaz de controlar melhor suas emoções, evitando gritar ou correr em lugares inapropriados.
    • Interage com outras crianças, demonstrando interesse em brincar junto e compartilhar brinquedos.
    • Sabe quando algo é “errado” e avisa aos pais ou cuidadores, mostrando empatia com os outros.

Quer entender melhor o desenvolvimento motor? Leia mais em Quando a Criança Começa a Andar.

 

Referências

1. Nogueira-de-Almeida, C. A., Falcão, M. C., Ribas Filho, D., Zorzo, R. A., Konstantyner, T., Ricci, R., Gioia, N., & Fisberg, M. (2022). Consensus of the Brazilian Association of Nutrology on Milky Feeding of Children Aged 1–5 Years Old. International Journal of Nutrology, 13(1), 2–16.

2. Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação para a alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente e na escola. Departamento de Nutrologia, 4ª ed. Rio de Janeiro, 2018.

3. Zubler et al. Evidence-informed milestones for developmental surveillance tools Pediatrics. 2022; 149 (3).

Leia também

x