Ah, que bom seria poder ficar grudadinha o tempo todo nos filhos, não é mesmo? Mas como isso nem sempre é possível, chega o momento de colocar o pequeno na creche, e uma avalanche de sentimentos e dúvidas toma conta da cabeça das mamães. Qual a idade ideal para colocar a criança na creche? Qual o tempo de adaptação? Como ficará longe de mim? Será que vão cuidar direito do meu filho/filha? Qual a melhor opção? Essas são apenas algumas das questões que fazem parte desse que é um verdadeiro dilema materno.

Como lidar com a culpa de deixar a criança na creche ou com a ansiedade da separação? Essas perguntas são difíceis de se responder, mas conhecer o que está por vir poderá ajudá-la a passar por esse período com mais serenidade e confiança.


5 vantagens da creche:

  1. Propicia estímulos variados por meio das brincadeiras e do convívio com outras crianças.
  2. Favorece a socialização.
  3. Desenvolve mais rapidamente a linguagem.
  4. Estimula a curiosidade e a autonomia.
  5. Ensina desde cedo a dividir/compartilhar.

 

Ansiedade de separação

Não são apenas as mamães que ficam ansiosas com a ida dos filhos para a creche. A “ansiedade de separação”, uma emoção comum em crianças, é considerada um marco no desenvolvimento emocional e cognitivo dos pequenos e já pode se mostrar presente a partir do primeiro ano de idade. Para contornar essa situação, alguns cuidados podem ser tomados:

  • Sinalizar para a criança que ela irá e retornará da creche ou escolinha.
  • Despedir-se com naturalidade, de maneira carinhosa e breve.
  • Nunca ameaçar a criança de abandono.
  • Transmitir confiança às crianças.

 

É importante ter em mente que esse é um processo natural e que a creche pode ajudar a promover o bom desenvolvimento infantil. Portanto, todos os esforços são necessários para deixar os pais e a criança mais tranquilos.

O estabelecimento de hábitos saudáveis de alimentação em casa, por exemplo, pode ajudar no processo de transição, já que a alimentação na creche tende a ser mais equilibrada, uma vez que geralmente é supervisionada por nutricionista.

Para saber mais sobre alimentação saudável na primeira infância, acesse Fases da alimentação infantil: nutrindo desde cedo (aptanutri.com.br)

 

Referências:

  • Sociedade Brasileira de Pediatria. Saiba o que precisa ser observado nas creches para escolher a ideal para o seu filho. Disponível em https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/saiba-o-que-precisa-ser-observado-nas-creches-para-escolher-a-ideal-para-o-seu-filho/. Acessado em 27 de maio de 2024.
  • Sociedade Brasileira de Pediatria. Filhos – de 2 a 10 anos de idade. Disponível em
    https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/filhos-de-2-a-10-anos-de-idade/. Acessado em 27 de maio de 2024.
  • Sociedade Brasileira de Pediatria. Orientações sobre a separação da criança e o cuidador no (re)início das aulas. Disponível em https://www.spsp.org.br/site/asp/boletins/AT12.pdf. Acessado em 25 de julho de 2024.

Leia também

x