É hora de ir para a creche, e agora?
5 motivos para deixar seu filho na creche sem culpa
5 motivos para deixar seu filho na creche sem culpa
Ah, que bom seria poder ficar grudadinha o tempo todo nos filhos, não é mesmo? Mas como isso nem sempre é possível, chega o momento de colocar o pequeno na creche, e uma avalanche de sentimentos e dúvidas toma conta da cabeça das mamães. Qual a idade ideal para colocar a criança na creche? Qual o tempo de adaptação? Como ficará longe de mim? Será que vão cuidar direito do meu filho/filha? Qual a melhor opção? Essas são apenas algumas das questões que fazem parte desse que é um verdadeiro dilema materno.
Como lidar com a culpa de deixar a criança na creche ou com a ansiedade da separação? Essas perguntas são difíceis de se responder, mas conhecer o que está por vir poderá ajudá-la a passar por esse período com mais serenidade e confiança.
5 vantagens da creche:
Ansiedade de separação
Não são apenas as mamães que ficam ansiosas com a ida dos filhos para a creche. A “ansiedade de separação”, uma emoção comum em crianças, é considerada um marco no desenvolvimento emocional e cognitivo dos pequenos e já pode se mostrar presente a partir do primeiro ano de idade. Para contornar essa situação, alguns cuidados podem ser tomados:
É importante ter em mente que esse é um processo natural e que a creche pode ajudar a promover o bom desenvolvimento infantil. Portanto, todos os esforços são necessários para deixar os pais e a criança mais tranquilos.
O estabelecimento de hábitos saudáveis de alimentação em casa, por exemplo, pode ajudar no processo de transição, já que a alimentação na creche tende a ser mais equilibrada, uma vez que geralmente é supervisionada por nutricionista.
Para saber mais sobre alimentação saudável na primeira infância, acesse Fases da alimentação infantil: nutrindo desde cedo (aptanutri.com.br)
Referências: